Pintor espanhol e inventor da escultura construída, co-fundador do Cubismo (junto a Georges Braque, influenciados por Cézanne) e da colagem e considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, Pablo Picasso foi um dos artistas que mais contribuiu com os avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.
Sua obra é facilmente dividida em períodos, e os mais conhecidos são o azul (1901-1904), o rosa (1904-1906), o africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919). Abaixo, numa singela linha do tempo, percebemos o avanço das suas obras, até o Cubismo.
Período Azul
Teve início em 1901, com o suicídio de seu amigo, Carlos Casagemas e tem esse nome pois a cor dominava a sua paleta de cores. Nessa fase, Picasso estava sensibilizado, cheio de dor e tristeza, e mostrava isso em suas obras.
The Visit (1902), The Blind Man’s Meal (1903) (1903), Miseráveis diante do Mar (1903) e Celestina (1903) |
Período Rosa
Em 1904, apaixonado, Picasso deixa o predomínio da paleta a três outras cores: o vermelho, o cor-de-rosa. e o ocre. Nesse período, suas obras ganham certa conotação lírica.
Girl in Chemise (1905), Boy with a Pipe (1905) La Famille de Saltimbanques (1905) e La Maternidad (1905) |
Foi nesse período que o Cubismo começou a dar as caras (tanto que essa fase é chamada, muitas vezes, de pré-Cubismo). Tudo se iniciou quando Picasso se influenciou na África para pintar Les Demoiselles d'Avignon, em 1907. A desestruturação da imagem foi evidenciada e várias de suas obras apresentavam rostos com formas de máscaras africanas.
Head of a sleeping woman (1907), Les Demoiselles d'Avignon (1907), Woman's head (1908) e Head of a woman (1909) |
Cubismo Analítico
Fase desenvolvida com Braque, utilizando nas obras tons de marrom e analisando a fundo a forma dos objetos.
Cubismo Sintético
Fase desenvolvida com Braque, utilizando nas obras tons de marrom e analisando a fundo a forma dos objetos.
Still life with Liqueur Bottle (1909), The Mill at Horta (1909), The Reservoir (1909) e Girl with a Mandolin (1910) |
Cubismo Sintético
Segunda fase do Cubismo. Foi quando Picasso começou a adicionar papéis e outros tipos de objetos às suas obras. Essa composição marcou o início da colagem nas Artes Plásticas.