Fundada em 25 de abril de 1919, a escola Bauhaus tem origem alemã,
mais precisamente na cidade de Weimar. Seu nome se dá a junção das palavras
alemãs bauen e haus que significam, respectivamente, "construir" e
"casa". A palavra de ordem do Bauhaus é "menos é mais", sempre visando a simplicidade de um projeto. Outro pensamento da escola era a supremacia da arquitetura sobre o design.
A escola teve três fases marcadas por diretores, sedes e
ênfases diferentes.
Walter Gropius
Nascido em 1883, criou a Bauhaus após a Primeira Guerra Mundial.
Seu período na direção foi 1919 a 1927. Durante o ano de 1925 a escola se mudou
para Dessau. A intenção era criar uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia das artes. O motivo da sua saída da direção foi querer se dedicar à projetos particulares. É considerado um dos maiores nomes da arquitetura do século XX.
Hannes Meyer
Nascido em 1889, foi o sucessor de Gropius. Sua arte levava em consideração as necessidades humanas, mudando o valor que se dava a arte no currículo da escola. Assumiu a escola durante os anos de 1927 a 1929. Durante a sua direção que o design industrial ganhou destaque no Bauhaus.
Mies Van Der Rohe
Nascido em 1886, foi o último diretor da Bauhaus. A escola fechou as portas, por ordem do governo, no ano de 1933 devido a pressões políticas. A maioria dos trabalhos feitos na escola foram vendidos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Bauhaus de Weimar foi reaberta em 1994 e funciona até hoje. No ano da reabertura, a escola começou uma reforma com o objetivo de restabelecer sua condição inicial. Essa reforma foi acabar somente em 2007. Você pode acessar o site da escola aqui (caso saiba falar alemão).
Uma das curiosidades mais legais sobre a escola é que, até hoje, o escritório de Walter Gropius se mantém completamente inalterado.